domingo, 30 de setembro de 2012

Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2011



Numa iniciativa dos jornalistas e pesquisadores de ficção científica e fantasia Marcello Simão Branco e Cesar Silva, o Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica chega em 2001 à sua oitava edição consecutiva. A Apresenta um amplo e profundo panorama do cenário fantástico nacional, em suas três manifestações principais, a ficção científica, a fantasia e o horror, além de contemplar também as criações híbridas entre estes gêneros e os chamados trabalhos de “fronteira”, isto é, o fantástico abordado a partir da perspectiva do mainstream literário.
Nesta edição o “Anuário” apresenta duas novidades. Sai a lista de todos os lançamentos do ano, para uma lista de livros recomendados. Além disso, o aspecto de análise crítica também é enriquecido com o “resenhador convidado”, o que aumentou para de 12 para 25 o número de livros analisados. A cada edição teremos um resenhador convido diferente. Para 2001, contamos com a agudez crítica e de Jeremias Moranu, pseudônimo polêmico de conhecida personalidade da ficção científica brasileira. As demais seções estão mantidas como notícias sobre prêmios e personalidades, artigos sobre o mercado editorial. A entrevista com a “Personalidade do Ano” desta edição é o legendário editor Gumercindo Rocha Dorea. E o ensaio do especialista convidado do ano é do Prof. Dr. Alfredo Suppia (UFJF), com uma acurada análise sobre as conexões entre a literatura brasileira de FC e o cinema brasileiro. Para completar, segue a seção histórica com datas e resenhas de livros importantes.

O Anuário tem por meta realizar um registo do estado dos géneros no país, além de auxiliar tanto os leitores em busca do que há de novo, como aos escritores que desejam destrinçar as tendências do mercado. E também a editores e pesquisadores, que estão em busca de um conhecimento mais sistematizado e amplo do que está surgindo e das perspectivas para o fantástico no Brasil. A edição relativa a 2010 é a que lista maior número de obras, até o momento.

O Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica recebeu em 2010 o Prêmio “Melhores do Ano”, na categoria “Melhor Não-Ficção”, concedido pelo site Ficção Científica e Afins, da escritora Ana Cristina Rodrigues.

Repercussões:

“Embora a literatura fantástica enfrente muitos desafios no Brasil, um trabalho árduo de crítica e pesquisa como o do Anuário permite uma base sólida para o desenvolvimento de pesquisas e publicações”.
— Rachel Haywood Ferreira, Iowa State University.

“As suas carreiras críticas — existentes há anos em várias publicações, e há seis anos no Anuário —, são o balanço global dos gêneros literários que vocês analisam, o mais competente, sério e abrangente, dentro do universo crítico brasileiro.”
 André Carneiro, autor de Confissões do Inexplicável.

“O Anuário é uma das publicações de crítica de ficção especulativa mais independentes e de maior personalidade no país. Editores, pesquisadores, colecionadores de livros, escritores e fãs devem encontrar uma fonte de consulta, de avaliações e de opiniões críticas inestimável para dar perspectiva ao momento atual.”
 Roberto de Sousa Causo, Terra Magazine.


ANUÁRIO BRASILEIRO DE LITERATURA FANTÁSTICA 2011
Cesar Silva e Marcello Simão Branco
Devir Livraria, 2012.
Capa de Rogério Vilela
194 páginas.



Capas de edições anteriores

 




Sem comentários:

Enviar um comentário